quinta-feira, 24 de março de 2011

Defesa Civil recebe madeira para atender situações de emergência

A Defesa Civil Municipal recebeu na manhã desta 5ª feira, 24/03, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), 30 metros cúbicos de madeira beneficiada. O Instituto atendeu a um ofício encaminhado pela da Prefeitura de Santarém que justificou em seu pedido, a necessidade de prestar assistência a famílias da região de rios e até mesmo de bairros da periferia do município, que nesta época do ano, sofrem em consequência da cheia e das chuvas.
De acordo com a Coordenadora da Defesa Civil, Eliene Amaral, 20 dúzias dessa madeira serão enviadas à comunidade de Fátima do Urucurituba (região de Várzea) que no início deste mês, foi atingida pelo fenômeno natural “Terras Caídas”.
As “Terras Caídas” arrastaram dez casas e a escola municipal Tiradentes, além de destruir e ameaçar plantação de frutas e verduras.
Eliene Amaral destacou que a doação da madeira só foi possível através de uma articulação entre o governo municipal, através da prefeita Maria do Carmo, e de Hugo Schaedler, gerente regional do IBAMA. “Sabemos que não é uma grande quantidade de madeira. Mas, já dá para amenizar a situação de muita gente que sofre nesta época do ano por causa da enchente e das enxurradas. Isso demonstra a grande preocupação do governo com a nossa gente”, falou Eliene Amaral.
Comunitários de Fátima do Urucurituba já foram informados que nos próximos dias, receberão a madeira beneficiada. “A doação dessa madeira representa muito para quem perdeu suas casas. Nós já conseguimos levantar 05 barracos e estamos esperando esse material para construirmos os demais. Uma parte das casas será construída somente no verão. Essa ajuda vem em boa hora”, disse Cristovão José Pinto Santos, presidente da comunidade.
O restante da madeira será doado a famílias da área urbana de Santarém, que também enfrentam problemas com alagamentos, e que já estão cadastradas junto à Defesa Civil Municipal.
Fonte: PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário