quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Hospital Regional de Santarém empossa primeiro Conselho de Administração do Norte do Brasil



            “Um momento histórico para a Saúde do Pará e Região Norte do Brasil!”, afirmou Dr. Hélio Franco, Secretário Estadual de Saúde do Pará, no seu discurso de posse do Conselho de Administração do Hospital Regional do Baixo Amazonas, ocorrida na última sexta-feira (18), nas dependências do HRBA, em Santarém. O evento aconteceu na presença de várias autoridades locais e regionais, dentre elas Secretários de Saúde dos Municípios de Santarém, Trairão, Óbidos e Novo Progresso, da Diretora da 9ª Regional da SESPA, Dra. Eliane Miranda, do Diretor Geral do HRBA, Sr. Hebert Moreschi, Diretor Técnico, Dr. Erik Jennings e o Diretor Clínico, Dr. Manoel Alvarenga. A posse também foi testemunhada por representantes da Sociedade Civil, Entidades de Classe, Conselho Municipal de Saúde, Coordenadores e Profissionais do Hospital Regional.
            Para Dr. Hélio Franco o momento vivido pelo HRBA é incomparável na Saúde do Pará, pois não existem registros de outro hospital público no Estado administrado por uma Organização de Saúde que possua um Conselho de Administração em sua estrutura administrativa. “Quero destacar a seriedade e a disposição que a Pró-Saúde, através do Diretor Geral, Hebert Moreschi, e sua equipe, tiveram desde a primeira vez em que foi pensada a criação deste Conselho de Administração. Por isso que este hospital cresce a cada dia, se torna mais importante para o nosso sistema de saúde e  constrói a história da Saúde do nosso Estado. Nesse ano ampliamos diversos serviços como por exemplo, o Serviço de Hemodiálise, de Fisioterapia, de Oncologia, e também estamos com outros importantes projetos em andamento, dentre eles, a ampliação dos leitos de UTI(s) e  a Acreditação do HRBA”, ressaltou o Secretário de Saúde do Pará.
            O Conselho de Administração tem por finalidade assegurar a participação da população no acompanhamento da execução das políticas públicas e ações de saúde no âmbito de atuação das Unidades Hospitalares, atendendo aos princípios e Diretrizes dispostos na Constituição Federal e das Leis 8.080/90, 8.142/90, e Lei Estadual nº 6.773/2005. O mandato do Conselho de Administração terá duração de 12 meses, obedecendo ao disposto no inciso II do Art. 3º do Regimento Interno do Conselho de Administração. O Conselho de Administração do HRBA tem representantes da Direção, Trabalhadores, Médicos e Usuários do HRBA, além de servidores da SESPA, membros do Colegiado de Gestão Regional e da Sociedade Civil.
            Para a Direção Geral do Hospital Regional, o momento é importantíssimo para a Saúde do Pará. “Realmente é um momento histórico. A implantação do Conselho de Administração do Hospital Regional de Santarém demonstra a seriedade e transparência com a qual a Gestão da Saúde vem sendo conduzida. O Conselho de Administração representa a participação da Sociedade, principalmente a do usuário, na identificação de oportunidades de melhoria e evolução contínua dos serviços prestados pelo HRBA. Parabenizo o Dr. Hélio Franco, o Dr. Arthur Lobo, Coordenador do Grupo Técnico que acompanha os Hospitais Regionais e a Dra. Eliane Miranda pelo empenho para que a implantação do Conselho de Administração fosse viabilizada. Com certeza, a População do Oeste do Pará será a grande beneficiada!”, afirma Hebert Moreschi.










Nenhum comentário:

Postar um comentário