terça-feira, 22 de novembro de 2011

TRE inicia geração de mídias em urnas

Começou ontem a primeira etapa de preparação dos sistemas eletrônicos que irão compor as urnas utilizadas no plebiscito do próximo dia 11, no Estado do Pará. Até sexta-feira serão geradas todas as mídias com as informações referentes às perguntas e aos dados dos eleitores de cada seção.
Na última semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou e lacrou os programas-fontes diante de representantes das frentes de campanha a favor e contra a criação dos Estados do Tapajós e Carajás, e os enviou para as zonas eleitorais paraenses.
Com as mídias prontas, terá início a segunda parte de organização dos equipamentos. Em Belém e Ananindeua, a preparação das urnas acontecerá de 24 de novembro a 3 de dezembro, quando serão carregados os programas e realizado diversos testes para identificar possíveis problemas da geração do sistema. A ação é centralizada no galpão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). Já nos municípios do interior, a preparação deve ocorrer os próximos dias 28 e 30, na própria zona eleitoral.
DÚVIDAS
Segundo o secretário de tecnologia da informação do TRE-PA, Marco Antônio de Moraes, desde 1996 a instituição mantém uma Central de Apoio Técnico que atende chamados das zonas. “Quaisquer dúvidas e incidentes nos aparelhos são orientados por nossos servidores efetivos, disponíveis especialmente para esta função”, afirma.

Após o término da organização das urnas, elas são lacradas e guardadas até a véspera do plebiscito, momento em que deixam o local para se dirigir às respectivas seções de votação. Em algumas regiões do Estado, contudo, os equipamentos são levados com até dois dias de antecedência devido às distâncias e dificuldades de locomoção. Segundo o TRE, o Pará está divido em quatro regiões estratégicas: Sudoeste e Baixo Amazonas, Sudeste, Ilha do Marajó e Nordeste.
As 15.700 mil urnas que devem ser utilizadas na votação do dia 11 de dezembro já foram distribuídas nos 104 municípios que contam com zonas eleitorais. Ao todo, 4.846.659 cidadãos estão convocados a exercerem sua cidadania nessa data. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário