terça-feira, 9 de outubro de 2012

MENSALÃO: MAIORIA CONDENA DELÚBIO E MARCOS VALÉRIO POR CORRUPÇÃO



Os ministros entenderam que Delúbio e Valério participaram da montagem do esquema de compra de apoio político no Congresso ao governo Lula

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou, nesta terça-feira, durante o julgamento do mensalão, pela condenação do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, do empresário Marcos Valério e mais quatro réus por corrupção ativa.

Os ministros entenderam que os cinco - além de Delúbio, Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz e Simone Vasconcelos - participaram da montagem do esquema de compra de apoio político no Congresso nos primeiros anos do governo Lula.

Também foi formada maioria para absolver o ex-ministro Anderson Adauto (Transportes) e Geiza Dias, funcionária de Valério em uma de suas agências de publicidade.

Votaram nesse sentido os ministros: Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Carmen Lúcia.

O voto que formou a maioria foi dada pela ministra Carmen Lúcia. Na sua exposição, encerrada há pouco, rebateu enfaticamente a defesa de Delúbio de que ele teria comentido apenas caixa dois eleitoral, tese das defesas dos réus rejeitada pelo Supremo.

"Está devidamente comprovado, ao meu ver, a prática de Delúbio soares, incompatível com a legislação, quer pela entrega de recursos, pela indicação dos beneficiários, quer pela composição que não era feita mediante convencimento. Está comprovada nos autos que houve corrupção ativa", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário