sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Secretários municipais discutem os pequenos negócios na capital

O evento pioneiro visa inserir a pauta dos pequenos negócios nas prioridades municipais


Criar uma rede de Secretários de Desenvolvimento que discutirá, primordialmente, a questão dos pequenos negócios nos municípios paraenses. Esse foi o objetivo do Fórum de Secretários de Desenvolvimento Municipal do Estado do Pará, que ocorreu ontem, em Belém. Participaram cerca de 30 pessoas, entre secretários, representantes e agentes de Desenvolvimento.
O evento, pioneiro, teve como principal objetivo a ampliação da pauta dos pequenos negócios nos municípios e sua dinâmica no desenvolvimento local, pois são grandes geradores de emprego e renda. “Os secretários representam o olhar do poder municipal para o setor produtivo e a proposta de fomentar a rede de secretários visa obter resultados efetivos no incremento aos pequenos negócios locais”, comentou Fabrizio Guaglianone, diretor-superintendente do Sebrae no Pará. 
Para o convite, o Sebrae priorizou as prefeituras que já dispõem de Agentes de Desenvolvimento e com as quais a instituição já trabalha ações de Políticas Públicas. A intenção da instituição é abrir mais esse leque a cada ano até conseguir convidar todos os 144 municípios.
“É muito importante este evento por promover a troca de experiências positivas e permitir criar um grupo de gestores preocupados com a questão dos pequenos negócios, já que eles movem a economia nos municípios e são responsáveis pelo crescimento das cidades, por oferecer emprego e renda”, comentou Izalina Alves, secretária municipal de Desenvolvimento Social do município de Óbidos, no Baixo Amazonas.
A ideia do evento é fazer com que o tema tenha maior destaque em nível político e decisório, pois os secretários têm trânsito, influência e relacionamento, o que facilita ainda mais a melhoria do ambiente de negócios nos municípios.
Com a criação do Fórum, segundo Guaglianone, pretende-se estimular a atividade empreendedora, a inserção produtiva e a integração econômica regional, além de prover e articular a concepção de soluções, programas, projetos e ações para a melhoria da gestão pública, com ênfase na criação do ambiente de negócios favorável à atividade empreendedora
Além disso, o Fórum pretende promover parcerias e alianças estratégicas para o desenvolvimento regional e propor e monitorar indicadores referenciais de desenvolvimento.
Durante o encontro, os grupos tiveram acesso ao trabalho que o Sebrae realiza no âmbito das políticas públicas voltadas para os pequenos negócios no estado, debateram as expectativas de cada município quanto à rede de secretários; realizaram a análise da proposta, discussão e elaboração do trabalho a ser desenvolvido e compuseram as comissões da formação do fórum que vai atuar na questão em cada cidade paraense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário