terça-feira, 11 de maio de 2010

Câmara homenageia os 25 anos da FIT


Requerida pela vereadora Marcela Tolentino (PDT) e com o aval de todos os seus pares, a Câmara de Santarém realizou sessão especial na manhã desta terça-feira, 11, para homenagear os 25 anos das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), a pioneira na implantação do ensino superior em Santarém e na região Oeste do Pará, desde 13 de maio de 1985.

Em seu requerimento, a vereadora Marcela Tolentino justifica que nestes 25 anos de atividades, a FIT tem contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento regional com a construção social, cultural, tecnológica e econômica regional, através da formação de quadros técnicos e sociais.

Instituiu seu primeiro curso de graduação em Administração para o Instituto de Ensino Superior (ISES), que posteriormente através de fusão com a Associação de Ensino do Médio Amazonas (AESMA) com os cursos de Enfermagem e Ciências Biológicas, transformou-se na atual Faculdades Integradas do Tapajós (FIT).

Bem representada

Falando em nome da Câmara, Marcela Tolentino observou que as Faculdade Integrada do Tapajós está bem representada nos poderes executivo e legislativo de Santarém. Segundo ela, a prefeita Maria do Carmo Martins Lima, foi professora e coordenadora do curso de direito da instituição.

O vereador Emir Aguiar (PR), que está no seu terceiro mandato, é formado em administração pela FIT e o vereador Reginaldo Campos (PSB), também no 3º mandato, foi acadêmico do curso de direito “e promete retornar o mais breve possível”. Segundo Marcela, assim ocorreu com o vereador Erasmo Maia (DEM), no 3º mandato, “trancou o curso de direito, mas afirma que irá retornar brevemente para concluir”.

Na lista de vereadores com profunda ligação com a FIT, Marcela citou também, seu colega de parlamento vereador Valdir Matias Júnior (PV), “que é professor conceituado, atuando no curso de Economia das Faculdades Integradas do Tapajós” e referiu-se a ela, que é vereadora no segundo mandato, fez parte da 2ª turma do curso de enfermagem da FIT, foi coordenadora do referido curso e há dez anos atua como docente do mesmo. “Afirmo com segurança, que a bancada da FIT composta pelos cinco vereadores citados, é a maior deste parlamento”, brincou Marcela.

Veio para ficar

O diretor geral das Faculdades Integradas do Tapajós, professor Elvio Arruda, em entrevista a Assessoria de Comunicação da Câmara, disse que a FIT, como primeira instituição de cursos de nível superior, em Santarém, veio para ficar e a sua primeira contribuição foi à conservação da união da família.

Elvio explica que no passado os filhos tinham que sair de Santarém e da região, para centros mais desenvolvidos para estudar o nível superior. “Com a implementação dos cursos de nível superior em Santarém, o primeiro beneficio foi esse, manter a família unida”, destaca.

“Há diversificação de cursos, com um leque de opções para os estudantes de Santarém, não só na FIT, mas em todas as instituições de ensino superior, hoje quem termina o ensino médio, dificilmente vai optar por uma profissão, que não tenha um curso de graduação, aqui na nossa cidade”, observou Arruda.

O diretor da FIT enfatiza que, o jardim zoológico da instituição que hoje está em plena atividade, deixa de ser somente uma atração turística, para ser um campo de pesquisa. “Os alunos dos cursos de Ciências Biológicas e de Medicina Veterinária, transitam pelas instalações do Zoofit, com muita freqüência, sempre acompanhados de seus professores, na busca de uma aula mais dinâmica e prática, realizando pesquisas com a fauna e flora que lá se encontram”, constata.

Câmara em todos os momentos

O presidente da Câmara José Maria Tapajós (PMDB), disse que o Poder Legislativo de Santarém, sempre esteve presente em todos os momentos de felicidade “da nossa cidade e comemorar os 25 anos da FIT, é um desses momentos, nos sentimos honrados e parabenizamos diretores, professores e alunos das Faculdades Integradas do Tapajós pelos 25 anos, reconheceu.

Prestigiaram

Prestigiaram a sessão especial que homenageou os 25 anos das Faculdades Integradas do Tapajós, o prefeito em exercício José Antonio Rocha, deputado Alexandre Von, deputado Antonio Rocha, que se fez representar através do advogado Oti Santos, todos os vereadores santatarenos, o diretor geral da FIT, professor Elvio Arruda e todo o seus colegas integrantes do corpo administrativo e técnico da instituição, secretários municipais e demais autoridades civis e militares.


ASCOM
Assessoria de Comunicação da Câmara de Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário