sexta-feira, 1 de julho de 2011

FESTA NORDESTINA INICIA NO MOJUÍ

A 4ª edição da festa da Integração Nordestina teve início ontem (30) em Mojuí dos Campos, o lugar é casa da maior colônia nordestina paraense.

No evento não faltaram comidas que fazem parte da cultura deste povo: rapadura, castanha, farofa de carne seca, mas a pinga artesanal foi a que mais chamou atenção.

Em um espaço exclusivo está a mostra o passado de personalidades que ajudaram no crescimento de Mojuí dos Campos. É o caso de Júlio Walfredo.
“Ele foi um dos primeiros desbravadores daqui da região de Mojuí dos Campos. Ele veio com vários familiares pra explorar aqui a Amazônia. Vieram por causa da região, da seca de 50 (...) e foi um dos fundadores da região do Mojuí dos Campos.” Afirma a responsável pelo espaço, Adeíse Portela.

Na cozinha do restaurante comunitário mulheres preparam o prato mais apreciado entre os nordestinos, a buchada de bode.

A Integração Nordestina é o momento que os mojuienses têm para confraternizar e celebrar as conquistas dos primeiros moradores do local.

A secretaria de cultura Jarle Aguiar destaca: “A contribuição que o povo nordestino teve para o desenvolvimento de Santarém e pra essa região principalmente do planalto.”
Fonte: Blog do JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário