quinta-feira, 1 de maio de 2014

Instalado o Comitê Municipal do Pacto pela Educação

Foi instalado na manhã de hoje, segunda-feira (28/04), no auditório do IFPA, o Comitê Municipal  do Pacto pela Educação. O Programa, coordenado pelo Governo do Estado do Pará, objetiva melhorar a qualidade da educação básica e ampliar as possibilidades de êxito da vida de cada munícipe. As metas do Pacto pela Educação são trabalhadas na busca do desempenho do aluno, melhorando desempenho, o  infraestrutura e a gestão. A proposta é aumentar em 30%, no período de cinco anos, a avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
O prefeito Alexandre Von  informou que muito do contexto do Pacto pela Educação já está sendo feito em Santarém. O resultado prático, segundo ele, são os indicadores que se aperfeiçoam a cada dia.  “Eu não tenho dúvida que a partir da instalação do Comitê, nós vamos aperfeiçoar as estratégias e promover, cada vez mais, a melhoria nos índices da qualidade da educação no Município de Santarém”, ponderou.
A secretária de Educação, Irene Escher, coordenadora do Pacto em Santarém, lembrou que o Município aderiu ao Programa, em nível estadual no ano passado. O Comitê Municipal tem representação das Secretarias de  Saúde (SEMSA), Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL), Meio Ambiente (SEMMA), Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS) e Educação (SEMED), além de representantes da Associação Comercial e Empresarial de Santarém e da sociedade civil organizada.
A partir da instalação, o Comitê vai monitorar e garantir o acompanhamento da gestão, para que sejam alcançados os avanços na qualidade da educação do Município. O incentivo aos temas transversais como cidadania e gestão ambiental, também fazem parte da visão geral do Pacto pela Educação. Nessa gestão estão incluídos Programas como o PNAIC (Programa  Nacional de Alfabetização na Idade Certa), o Projeto Aprender mais, o Projeto de Qualificação da Gestão Educacional e o Projeto de Apoio à Gestão Municipal e SISPAE  (Sistema Paraense de Avaliação Educacional).
O Comitê conta com 11 membros e três assessores para acompanhamento.
1-Irene EscheR - representando a Secretaria Municipal de Educação (SEMED)
2-Edvana Neres Cardoso Bahia - representando a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS)
3-Lidiane Silva de Sousa Lima - representando a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA)
4-Eduardo Dias - representando a Secretaria Municipal de Cultura (SEMC).
5-Marta Zoraivia Campos Vidal- representando a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL).
6-Podalyro Lobo de Sousa Neto – representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).
7 - Dirceu Amoedo Silva - representando a SEDUC.
8-Luis Felipe Sousa Farias - representando o Conselho Tutelar
9-Maria Aparecida de Sousa-Representando o COMDECA
10-Jorge Hamad- Associação Comercial e Empresarial de Santarém.
11-José Antônio de Oliveira Aquino-Representando a sociedade civil.
Como Assessores do Comitê: Marco Aurélio M Cardoso, Weida Santos Almeida, e Jacira Teixeira.
CCOM/PMS