sábado, 25 de fevereiro de 2017

PREFEITURA MOBILIZA SECRETARIAS PARA AÇÕES DURANTE O CARNAVAL

Evento esperado ansiosamente pela maioria dos brasileiros: o Carnaval. Em Santarém não é diferente, a folia no município deve levar muitos brincantes e admiradores para a festa. Na área urbana de Santarém, a estimativa da Liga Independente dos Blocos de Empolgação (Libes) é de 30 mil pessoas a cada noite. Em Alter do Chão, a estimativa é de 20 mil participantes a cada noite, segundo a comissão organizadora.
De acordo com a programação oficial, na cidade, a folia será na Avenida Anysio Chaves, nos dias 25 (sábado) e 28 (terça-feira). Em Alter do Chão, a Praça do Çairé será o palco da festa no domingo (26) e segunda-feira (27). (Confira a programação oficial)
E para que tudo ocorra dentro do esperado, a Prefeitura de Santarém montou um esquema especial de trabalho durante os quatro dias de folia na cidade. As secretarias municipais irão levar serviços para garantir um Carnaval tranquilo a todos os santarenos.

Confira os serviços de cada secretaria durante o Carnaval:

Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai levar orientações aos brincantes para o sexo seguro, com distribuição de preservativos, através do “bloco da camisinha”. Neste período, o Pronto Socorro Municipal (PSM) vai atender com o total de 12 médicos distribuídos nos setores de urgência e emergência, pediatria, reanimação e sala de sutura, 5 enfermeiros e 34 técnicos em enfermagem distribuídos nos turnos da manhã tarde e noite. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai trabalhar com duas ambulâncias e uma equipe de três profissionais incluindo um médico para cada Unidade Básica de Saúde. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) vai atender a demanda neste período com três médicos, 1 enfermeiro e 4 técnicos de enfermagem por plantão. Já as Unidades Básicas de Saúde 24h irão funcionar sábado e domingo com enfermeiros, técnicos de enfermagem e um médico para fazer o atendimento de 7h às 19h. Os carnavalescos de Alter do Chão terão o apoio do Samu e da Unidade Básica de Saúde 24h da vila.

Trabalho e Assistência Social
A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) realizou visitas a estabelecimentos como bares, hotéis e motéis para distribuição de cartazes alertando sobre a exploração sexual infantil, venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos e a presença ou hospedagem inadequada nesses locais. O Conselho Tutelar deve atuar durante os 4 dias de Carnaval com fiscalizações nos eventos.

Turismo
A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) realiza desde o início da semana o receptivo aos turistas no Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca. A ação segue até o sábado (25). Neste dia, o trabalho será em parceria com a Semtras com distribuição de material com orientações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Carnaval, além da distribuição da programação da folia. 
Nos dias 27 e 28 será realizada em Alter do Chão a pesquisa da demanda turística no Carnalter. Dez pesquisadores estarão aplicando pesquisa para medir os índices de satisfação dos turistas no que se refere aos serviços prestados durante o evento.

Infraestrutura  
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) irá trabalhar para garantir a limpeza, fiscalização urbana, além da manutenção da iluminação pública. A equipe de limpeza já fez a capina, varrição e retirada de entulhos na Avenida Anysio Chaves e na vila de Alter do Chão. Durante os dias de Carnaval, 50 funcionários irão fazer a limpeza após o término das apresentações na cidade e na vila balneária.
A fiscalização urbana dará o apoio aos vendedores, na Anysio Chaves, com a segurança e ordenamento dos espaços de venda. Já a equipe de iluminação pública fez a adequação para atender ao palco, além de instalar 10 refletores em pontos específicos para atender blocos, foliões e a Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT).
A equipe também esteve em Alter do Chão fazendo a adequação no palco e cuidando da iluminação da Praça e entorno, além de dar suporte técnico ao box da Polícia Militar e ao ônibus da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Meio Ambiente 
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) vai atuar combatendo a poluição sonora naorla da cidade, Alter do Chão, casas de shows, bares e dentre outros, terão os níveis de ruídos medidos pelos fiscais ambientais. O volume máximo permitido é de 55 decibéis. As multas variam entre R$ 1.225 a R$ 490 mil.


Mobilidade e Trânsito
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) informa que, com relação aos transportes coletivos na zona urbana de Santarém, toda a frota será disponibilizada à população a partir das 16 horas. Nos dias de Cristoval, os ônibus vão circular até a meia noite e nos dias de Carnaval na Avenida Anísio Chaves, os transportes coletivos circulam até às 4 horas da madrugada. O itinerário das linhas será alterado para que os ônibus transportem as pessoas até as proximidades dos dois eventos.
Sobre a quantidade de coletivos em Alter do Chão, a SMT informa que a empresa que já presta o serviço para a vila irá disponibilizar 36 ônibus para atender aos brincantes e, caso haja necessidade, a empresa ficará responsável pela aquisição de outros veículos.
O ponto de embarque dos passageiros será a Praça Tiradentes, com um posto de fiscalização funcionando no local, e outro posto de controle no terminal localizado em Alter do Chão para fiscalizar o fluxo de passageiros dentro dos coletivos.
O setor de fiscalização no trânsito distribuirá os agentes e fiscais de transporte da seguinte forma: Alter do Chão contará com o apoio de 10 agentes de trânsito e 3 fiscais de transporte que estarão na vila de forma fixa a partir desta sexta-feira (24) até a quarta-feira (1º), dando total apoio ao trânsito e orientando de acordo com o fluxo de veículos. Para o deslocamento na vila, os agentes utilizarão três motos.
Para o Carnaval em Santarém e Cristoval, ficarão disponíveis 21 servidores, sendo 16 agentes de trânsito e 5 fiscais de transporte, assim como também para o Carnavelinho, que será na segunda-feira (27), na Praça do Pescador, na orla da cidade. Três viaturas e uma moto serão usadas pelos agentes durante as fiscalizações no município. A viatura Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (Boat) ficará em Santarém. O atendimento continua sendo feito através de solicitação via Núcleo Integrado de Operações (Niop).
O ordenamento das vias às proximidades da Avenida Anísio Chaves também será realizado nesse período de Carnaval. Temporariamente, a Rua Rosa Vermelha passará a ser via de mão dupla para dar mais acesso aos brincantes. Pela Anísio Chaves, a interdição será entre a Avenida Afonso Pena e Travessa Dália.
No Espaço Perola do Tapajós, as interdições se darão na Avenida Sergio Henn e Travessa Moraes Sarmento, dando mais segurança às pessoas que vão transitar na Bartolomeu de Gusmão. Em Alter do Chão, a equipe de engenharia também preparou interdições, dando maior segurança aos foliões, tanto na Praça do Sairé quanto próximo à Praça 7 de Setembro.

Texto: Karla Lima - Coordenadora de comunicação da Prefeitura de Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário